Empresa familiar e a crise

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Um almoço em família é algo especial. Evitar que ele se torne uma reunião de trabalho é o grande desafio para quem vive numa empresa familiar. Falar em crise nos dias de hoje se tornou algo do cotidiano. É impressionante o quanto esse assunto tem ganhado espaço dentro das empresas, famílias e no coração de cada brasileiro.

Falar sobre crise envolvendo empresas familiares pode parecer algo fácil, porque é impossível pensar em uma família que não viva alguma dificuldade, problema ou desafio, seja lá como você quiser nomear. No entanto, não é.

Lidar com a falta de recursos financeiros, conseguir atingir as metas de vendas, e ainda lidar com os problemas de relacionamento na família, se torna, algumas vezes quase uma missão impossível. O que é pior: lidar com os problemas na empresa ou na família? Resposta difícil hein?! Aqui entra a habilidade de gerenciar crises.

No trabalho que desenvolvo como coach tenho percebido que a maior crise, na verdade, acontece dentro de cada pessoa. Sim, isso mesmo, neste momento, todos nós vivemos algum tipo de crise pessoal. Quando somamos isso a tantas outras realidades, que nos contrariam, ameaçam, amedrontam, por vezes ficamos paralisados, sem saber pra onde ir e o que fazer. Entretanto, é importante dizer que dentro de cada crise, existem grandes oportunidades.

É preciso acreditar em você, dar o primeiro passo e buscar um auto conhecimento que possa te impulsionar para sair destas situações fortalecido e realizado. Sim, realizado. O caminho é a integridade em nossa vida, família e empresa.

Queremos ter uma empresa familiar saudável, queremos ter o filhos trabalhando no negócio, queremos todos comprometidos, mas é preciso integridade entre o que queremos ter, o nosso fazer e, principalmente, o nosso ser.

A crise nas empresas familiares é uma consequência. Ela resulta de famílias que não estão bem, de pessoas sem rumo, do fundador está em crise, por exemplo. Eu tenho uma longa experiência neste ambiente de família empreendedora e posso dizer com propriedade que falta muita integridade.

Tenho acompanhado a transformação de empresas, famílias e carreiras. Essa transformação começa, simplesmente, porque essas pessoas decidiram buscar ajuda, refletir melhor, revisar mapas mentais e visão de mundo. Tiveram apoio para promover mudanças importantes e criar planos de ação para uma vida diferente, que vale a pena ser vivida.

É possível ser família empreendedora sem crises. Mas, primeiro é necessário encontrar melhores opções para uma vida mais feliz. Assim, um encontro entre pais e filhos, avós e netos, tios ou primos será uma celebração agradável entre amigos e não um compromisso marcado entre sócios.

 

Giovanna Caseli é Professional Coach, focada no desenvolvimento de membros de famílias empreendedoras. Visite: www.giovannacaseli.com.br.